HISTORIA

Fisionomia alegre e descontraída. Sorriso marcante que traduz a autenticidade do seu povo. No olhar, várias tonalidades, onde se constata a diversificação das raças (principalmente alemães e italianos) que colonizaram Roca Sales desde o início do século. Na gastronomia, um retorno ao passado onde se comemoram os tradicionais kerbs, um sinônimo de festa e comilança, preservando a tradição dos primeiros imigrantes.

Localizada à margem esquerda do Rio Taquari, Roca Sales é o entroncamento ferroviário de duas importantes estradas: a Ferrovia do Trigo, que liga o Vale do Taquari à região do Planalto do Rio Grande do Sul, e a Tronco Sul, que parte em direção ao centro do País.

A colonização teve início em 1881 com a criação do núcleo colonial de Conventos Vermelhos. Dado o trabalho desenvolvido pelos primeiros moradores, a localidade foi logo sendo ocupada por agricultores de origem alemã e italiana que fundaram as primeiras comunidades e construíram escolas e igrejas. Em 1902 o nome foi substituído por Roca Sales, em homenagem aos presidentes da Argentina e Brasil, Júlio Roca e Campos Sales, respectivamente. Desmembrado de Estrela, o município foi instalado em 28 de fevereiro de 1955.

ECONOMIA

Roca Sales tem sua economia alicerçada na produção agrícola, suinocultura, avicultura e no gado leiteiro. Vale destacar a importância da indústria de bebidas, calçados e frigorífico de frangos, além de um eficiente setor comercial e de serviços. A cidade possui 1.414 propriedades rurais produzindo anualmente uma média de 12 mil toneladas de milho e 2 mil toneladas de soja. A produção de suínos é de 3.600 toneladas/ano, a de frangos 5,2 milhões de cabeças/ano e a de leite 4,5 milhões de litros/ano. Com menor intensidade está o cultivo do fumo, com 213 toneladas e a laranja, com 200 toneladas. Outra atividade que está sendo desenvolvida é a piscicultura, com uma produção anual de 30 mil quilos de carpas. Os peixes são comercializados em feiras e cidades próximas.

A agricultura é responsável por 45% da economia, seguida pelo setor industrial com 37%. O comércio e a prestação de serviços contribuem com 18%. A indústria de calçados e de produtos alimentícios praticamente dominam o setor industrial. Os pequenos empresários têm recebido apoio da prefeitura para a instalação de empresas no berçário industrial. No local, estão instaladas empresas que atuam nas áreas de implementos agrícolas e calçados.